terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FONTE DE CORRENTE CONTINUA

VISÃO GERAL DE FCC.
 FCC: a Fonte de Corrente Contínua (FCC) tem a função de alimentar os consumidores de Corrente Contínua (CC) e manter as baterias em flutuação, dando recarga nas mesmas quando sofrem descargas, mesmo que por curto espaço de tempo. São fontes tiristorizadas ou microprocessadas  de alta
capacidade de corrente, alimentadas por tensão AC que é retificada, regulada e filtrada para atender aos níveis de tensão CC exigidos pelos equipamentos a ela interligados.

Tipos de FCC.

CHAVEADAS: São as fontes do tipo SR (Sistemas de Retificadores), são fontes de Capacidade de 5 até 2400A, que utilizam UR’s (Unidades Retificadoras) de 100A /50A/33A/25A /10A/7A de forma compacta, ligadas na condição Hot Stand By, que tem por característica alimentação de consumidores dedicados. Por serem mais compactas, são geralmente locadas ao lado de consumidores nas salas de comutação e transmissão, não necessitando de sala exclusiva. Estas FCC’s podem ser microprocessadas ou não. Algumas destas fontes possuem o famoso contactor de LVD (Low Volt Desconection), cuja função é isolar os consumidores das baterias quando estas atingem a tensão de elemento final (1.75V/ELEM).  Isto acontece para evitar que as baterias cheguem a ZERO VOLTS, comprometendo seu tempo de vida útil

PRINCIPAIS DESVANTAGENS: Risco de choque elétrico. Uma fonte chaveada simples trabalha em seus circuitos de entrada diretamente ligada a rede elétrica sem isolação, diferente de uma fonte linear que usa fusíveis e fios isolados antes do transformador, com menor risco de choque. Por isso o perigo para quem repara ou eventuais curiosos que retiram a tampa das fontes. Choques, mesmos pequenos, podem ser perigosos a vida. Observe que alguns tipos de fontes chaveada mantém a carga em seus capacitores, mesmo depois de desligadas da rede elétrica, ou seja; você pode levar um choque carregando uma placa dessas sem a tampa na mão, algo que gira em torno de 300 volts!

LINEARES: São as fontes que utilizam USCC em vez de USR. Fontes de alimentação linear utilizam um transformador operando na freqüência de 50/60 Hz e filtros de linha. Esses componentes são maiores e mais pesados que os correspondentes ao de uma fonte chaveada, que opera em alta freqüências.
          Um exemplo de FONTE LINEAR, são as famosas FONTES DE LÓGICA SEQUENCIAL, onde as UR’s são inseridas no sistema de acordo com o aumento da corrente de consumidores e baterias. Estas fontes estão sendo retiradas do sistema gradativamente, sendo substituidas por FONTES CHAVEADAS MICROPROCESSADAS.
PRINCIPAIS DESVANTAGENS: Maior consumo de energia e ocupam mais espaço por serem maiores e mais pesadas.

A FCC É CONSTITUIDA  POR:
USCC (Unidade Supervisora  de Corrente Contínua) ou USR (Unidade de Supervisão de Retificadores):

- Tem por finalidade controlar/Supervisionar todas as UR’s instaladas na FCC;
- Ela irá supervisionar as Tensões CC Baixa e Alta;
- Irá supervisionar a Energia CA entregue a Fcc/SR, inclusive falta de uma ou  mais fases;
- Será responsável pela conexão ou desconexão de UR’s  quando o funcionamento for em Lógica Sequencial;
- Em determinadas falhas, ela poderá desconectar todas as UR’s, com retorno
automático ou não (Saída por tensão alta- Sobre-Tensão).
– Será responsável pela centralização e encaminhamento de todos os alarmes
registrados e encaminhados para o Centro de Supervisão;
– Ela é a responsável pelo recebimento e ação de Telecomandos recebidos;
– Ela tem a responsabilidade de interconexão com supervisão remota no caso dos
SR’s equipados com Modems.
– As USR’s estão equipadas com Contactor de Desconexão de Baterias. Este
dispositivo preserva as baterias no caso de falta de energia AC ou paralisação das
UR’s, por tempos  acima da autonomia das baterias.



2 comentários: