terça-feira, 29 de janeiro de 2013

USCA/GMG


VISÃO GERAL DE USCA/GMG.

GMG (Grupo Motor Gerador).
         
          Este conjunto é constituido pelo acoplamento de um MOTOR e um GERADOR que são devidamente interligados a um equipamento chamado de USCA (Unidade Supervisora de Corrente Alternada) que é responsável pela partida, parada e monitoramento do GMG. Tem a finalidade de suprir o fornecimento de energia CA da estação durante a falta de energia comercial.
Podem funcionar na condição manual ou automático;
Podem ser fixo, móvel ou cabinado;
Sistema de refrigeração local ou remota,
– URBP/Baterias de partida 12/24Vcc.

                                     
USCA( Unidade Supervisora de Corrente Alternada)
          É um equipamento utilizado em conjunto com um ou mais GMG’S, e são responsáveis por coletar as informações da REDE e do GMG (TENSÃO, CORRENTE e FREQUÊNCIA), e a partir de uma série de análises, ela pode partir um grupo gerador (NOS CASOS DE FALTA DE AC, FALTA DE FASE E TENSÃO BAIXA) e fazer a transferência de carga, A USCA em geral faz o controle da tensão da excitatriz do grupo gerador através de um regulador de tensão para o controle dos níveis de tensão de saída.
           A USCA é também responsável pelo monitoramento da temperatura, pressão e rotação do motor, comandado sua parada imediata em caso de irregularidades de um destes itens.

A USCA FUNCIONA NAS SEGUINTES CONDIÇÕES:

- MANUAL: nesta condição é possível comandar a PARTIDA, TRANFERÊNCIA DE CARGA  DA REDE PARA O GMG, PARADA e TRANSFERÊNCIA DE CARGA DO GMG PARA A REDE, só que para isto é necessário a interação direta do técnico junto ao equipamento para operar chaves e botoeiras


AUTOMÁTICO: Nesta condição, a USCA monitora automaticamente a REDE e o GMG, comandando sua partida em casos de FALTA DE AC, FALTA DE FASE, TENSÃO ALTA/BAIXA  e FREQUÊNCIA ANORMAL, logo após fazendo a transferência de carga da REDE para o GMG.
          Quando os sensores de tensão e frequência do módulo de rede da USCA percebem que a rede está normal, comanda a transferência de carga do GMG para a REDE, conta um tempo que é chamado TEMPO DE ARREFECIMENTO DO GMG, logo após comandando a sua parada.


A USCA  PODE SER:
ELETROMECÂNICA - sua lógica é feita através de acionamentos de relés e contactores normalmente comandados por placas analógicas

MICROPROCESSADA - utiliza um módulo microprocessado, que utiliza sinais digitais para fazer a lógica de operação da USCA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário