VISÃO
GERAL DE BATERIAS
•
BATERIAS: As
Baterias tem por finalidade suprir os Consumidores de CC durante a falta de
Energia AC (Seja energia comercial, GMG ou quando as UR’s saem
de serviço por defeito), mantendo o consumidor alimentado durante o tempo de
autonomia dos bancos de baterias.
•Medições
/ Verificações
–
Tensão total do banco e tensão por elemento;
–
Densidade (1,210 a 1,220gr/dm³ - Baterias Ventiladas e 1,250Gr/dm³ - baterias Automotivas);
– Condutância (seguir tabela do fabricante como
parâmetro para comparação)
–
Temperatura (temperatura de referência padrão = 25°C)
–
Corrente de flutuação (ideal < 1 A)
–
Vazamentos, trincas nos vasos e tampas dos elementos além de verificação de estufamento de pólos;
–
Barras/Cabos de Interconexão entre os elementos de baterias.
–
Mistura de tecnologias (Chumbo-Ácidas e VRLA)
–
Paralelismo de Bancos de Baterias de Capacidades diferentes.
Tipos
de Baterias
– Ventiladas: São baterias que utilizam solução de
ácido Sulfúrico com
características
construtivas - Chumbo Cálcio/Chumbo Antimônio, existem vários fornecedores (Nife,
C&D, Saturnia, Fulguris, Narvite, etc),
Montadas em estantes horizontais, necessitam de sala exclusiva, devido a
geração de gases inflamáveis que se concentram na sala (Hidrogênio).
A concentração de Hidrogênio
(Liberada durante o processo de carga das Baterias) torna a sala vulnerável a
explosões, sendo recomendável a utilização de exaustores.
Para o trabalho com estas baterias é
necessário a utilização de material de EPI e EPC (Luvas, Avental, Máscara
contra gases, Óculos de proteção, etc).
BATERIA VENTILADAS |
BATERIAS
VRLA (Reguladas por Válvula)
– Tem
como característica construtiva a utilização de Gel Pressurizado;
– Tem
por característica principal, poder ser montada próxima da FCC / SR e de seus
consumidores;
– A possibilidade de montagem próxima da Fcc e
seus consumidores proporciona ganhos com a redução dos cabos de Consumidores e
inexistência da necessidade de sala destinada especificamente para os Bancos de
Baterias.
– São
eqtos
sensíveis a variação de temperatura, havendo necessidade de Correção de sua
Tensão de Flutuação em função da Temperatura.
– São
Baterias que sua recarga é feita com a Tensão de Flutuação ;
– São
baterias que podem ser montadas em estantes Horizontais e Verticais
economizando espaço para instalação.
– Com
a redução do espaço de instalação das baterias a Carga (Peso) ficou
concentrado, e localizado, exigindo estudos de carga, antes de sua instalação.
– A verificação de vazamentos e estufamento de pólos é
muito importante nestas baterias.
–
Estamos utilizando a medição de condutância como mais uma ferramenta de
avaliação dos Bancos de Baterias VRLA. (Através de medições comparativas,
poderemos avaliar os elementos dos bancos de Baterias, sem a necessidade de
desconexão dos mesmos.
BATERIA VRLA |
•
BATERIAS AUTOMOTIVAS (Tipo sem Manutenção)
– Sua
utilização foi implementada com a finalidade de minimizar custos e ser
utilizada em estações de Baixa Capacidade, PAM’s, URA’s, TUP’s e VSAT.
– Se
trata de Bateria que utiliza solução de Ácido Sulfúrico;
– Tem
como fator diferencial, a baixa Eletrólise (Baixo consumo de àgua);
– Sua
caixa é hermeticamente fechada, sendo equipada com válvula de pressão,
proporcionando a recombinação química de seus elementos.
–
Desta forma, sua manutenção é diminuída;
– São
Baterias que sua recarga é feita com a Tensão de Flutuação ;
– Sào
monoblocos de Tensão de 12Vcc ;
– Sua
utilização em geral é para atender plantas de CC de baixa capacidade sendo
recomendável paralelismo de no máximo 4 Bancos de Baterias.
–
Geralmente utilizada em capacidade de 36Ah a 220Ah.
BATERIAS AUTOMOTIVAS |
Excelente conteúdo, mas esqueceu de grifar as nomenclaturas. como as grifadas dos qdcc, qdca e muitas ...para que os leitores não o vazio das suas explanações.
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