terça-feira, 29 de janeiro de 2013

VISÃO GERAL DAS BATERIAS TELECOMUNICAÇÕES


VISÃO GERAL DE BATERIAS

BATERIAS: As Baterias tem por finalidade suprir os Consumidores de CC durante a falta de Energia AC (Seja energia comercial, GMG ou quando as UR’s saem de serviço por defeito), mantendo o consumidor alimentado durante o tempo de autonomia dos bancos de baterias.

Medições / Verificações
– Tensão total do banco e tensão por elemento;
– Densidade (1,210 a 1,220gr/dm³ - Baterias Ventiladas e 1,250Gr/dm³  - baterias Automotivas);
–  Condutância (seguir tabela do fabricante como parâmetro para comparação)
– Temperatura (temperatura de referência padrão = 25°C)
– Corrente de flutuação (ideal < 1 A)
– Vazamentos, trincas nos vasos e tampas dos elementos além de verificação de estufamento de pólos;
– Barras/Cabos de Interconexão entre os elementos de baterias.
– Mistura de tecnologias (Chumbo-Ácidas e VRLA)
– Paralelismo de Bancos de Baterias de Capacidades diferentes.

Tipos de Baterias

Ventiladas:  São baterias que utilizam solução de ácido Sulfúrico com
características construtivas - Chumbo Cálcio/Chumbo Antimônio, existem vários fornecedores (Nife, C&D, Saturnia, Fulguris, Narvite, etc), Montadas em estantes horizontais, necessitam de sala exclusiva, devido a geração de gases inflamáveis que se concentram na sala (Hidrogênio).
          A concentração de Hidrogênio (Liberada durante o processo de carga das Baterias) torna a sala vulnerável a explosões, sendo recomendável a utilização de exaustores.
          Para o trabalho com estas baterias é necessário a utilização de material de EPI e EPC (Luvas, Avental, Máscara contra gases, Óculos de proteção, etc). 
BATERIA VENTILADAS
BATERIAS VRLA (Reguladas por Válvula)

– Tem como característica construtiva a utilização de Gel Pressurizado;
– Tem por característica principal, poder ser montada próxima da FCC / SR e de seus consumidores;
–  A possibilidade de montagem próxima da Fcc e seus consumidores proporciona ganhos com a redução dos cabos de Consumidores e inexistência da necessidade de sala destinada especificamente para os Bancos de Baterias.
– São eqtos sensíveis a variação de temperatura, havendo necessidade de Correção de sua Tensão de Flutuação em função da Temperatura.
– São Baterias que sua recarga é feita com a Tensão de Flutuação ;
– São baterias que podem ser montadas em estantes Horizontais e Verticais economizando espaço para instalação.
– Com a redução do espaço de instalação das baterias a Carga (Peso) ficou concentrado, e localizado, exigindo estudos de carga, antes de sua instalação.
–  A verificação de vazamentos e estufamento de pólos é muito importante nestas baterias.
– Estamos utilizando a medição de condutância como mais uma ferramenta de avaliação dos Bancos de Baterias VRLA. (Através de medições comparativas, poderemos avaliar os elementos dos bancos de Baterias, sem a necessidade de desconexão dos mesmos.

BATERIA VRLA
• BATERIAS AUTOMOTIVAS (Tipo sem Manutenção)

– Sua utilização foi implementada com a finalidade de minimizar custos e ser utilizada em estações de Baixa Capacidade, PAM’s, URA’s, TUP’s e VSAT.
– Se trata de Bateria que utiliza solução de Ácido Sulfúrico;
– Tem como fator diferencial, a baixa Eletrólise (Baixo consumo de àgua);
– Sua caixa é hermeticamente fechada, sendo equipada com válvula de pressão, proporcionando a recombinação química de seus elementos.
– Desta forma, sua manutenção é diminuída;
– São Baterias que sua recarga é feita com a Tensão de Flutuação ;
Sào monoblocos de Tensão de 12Vcc ;
– Sua utilização em geral é para atender plantas de CC de baixa capacidade sendo recomendável paralelismo de no máximo 4 Bancos de Baterias.
– Geralmente utilizada em capacidade de 36Ah a 220Ah.

BATERIAS AUTOMOTIVAS





Um comentário:

  1. Excelente conteúdo, mas esqueceu de grifar as nomenclaturas. como as grifadas dos qdcc, qdca e muitas ...para que os leitores não o vazio das suas explanações.

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