quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

BATERIAS TELECOMUNICAÇÕES

Energia DC: O que é uma bateria?



As baterias apresentam uma importância fundamental de infra-estrutura nos sistemas de energia de telecomunicações.

As baterias são constituídas de placas positivas e negativas, mergulhadas numa solução aquosa chamada eletrólito (baterias ventiladas) ou mergulhadas em um gel pastoso (baterias seladas).

As baterias são responsáveis pela garantia do fornecimento de energia ininterrupta para a carga. Em uma falha no fornecimento de energia pelo sistema de retificadores, seja por defeito ou falta de energia distribuída pela concessionária, as baterias garantem o fornecimento de corrente contínua, além de melhoria do "ripple" dos retificadores no sistema.

É considerado um banco de bateria, um conjunto constituído de diversos elementos de bateria ligados em série. De acordo com o número de elementos ligados em série, é determinada a tensão do banco: +24V, -48V.
Sendo como +24V tendo o negativo aterrado.
Sendo como -48V tendo o positivo aterrado
Vista interna de um elemento de bateria
Capacidade em Ampére-Hora da bateria

A capacidade de fornecimento de energia é definida em ampère-hora.

A capacidade ou autonomia, no sistema, depende de alguns fatores, tais como: corrente do consumidor (carga instalada: central telefônica, rádio, etc), número de bancos de baterias, capacidade do banco (dado em Ampère hora/10 horas), condição da capacidade da bateria (se a mesma está em condições de fornecer 100% de sua capacidade).

Em algumas localidades, ainda é possível encontrar centrais telefônicas do tipo eletromecânicas. Estas por possuírem uma variação muito grande de corrente, deve ser considerada a corrente de HMM (Horário de Maior Movimento), para se determinar a autonomia do sistema.

O cálculo para autonomia do sistema, deve ser considerado a corrente do consumidor e a autonomia da bateria, por exemplo:

Bateria de 300Ah/10hs - Corrente Consumidor 15A.

Previsão de autonomia de:
300= 20hr
15

Capacidade da Bateria

Considera-se uma bateria ideal, a que possui 100% de sua capacidade nominal.

Com o passar dos anos, devido ao número cargas, descargas e cargas incompletas, ocorre à perda da capacidade total do banco, considerando que quando a bateria chega a 80% da sua capacidade, chega-se o fim da vida útil da bateria.

Para se determinar à capacidade da bateria, deve-se aplicar um teste, para se analisar a curva característica de descarga.

Este teste se constitui na desconexão da baterias e efetuar uma descarga, com o auxiliar de uma carga externa, até a tensão de 1,75V/elemento.

Para isso é essencial a curva característica da bateria, que pode ser encontrada no manual do fabricante.

A descarga deve ser realizada com o auxilio de uma carga externa resistiva.

Podemos utilizar diversos tipos de descargas, de acordo com cada bateria, por exemplo, uma bateria que apresenta a tabela abaixo:

BATERIA
QUALQUER
CAPACIDADE EM Ah -
Descarga de 1,75V/elem.ref.25°C
10h
8h
5h
3h
1h
150Ah/10h
150A
144A
129A
106A
72A

Interpretando a tabela:
Para uma descarga de 10h, necessitamos consumir 150A, ou 15A por hora;
Para uma descarga de 5h, necessitamos consumir 129A, ou 25,8A por hora;
Para uma descarga de 1h, necessitamos consumir 72A em uma hora.
Para se calcular a capacidade, devemos medir a tensão em um determinado tempo, por exemplo no teste de 10h, podemos medir a tensão em cada hora e então comparar com a curva característica do manual, que apresenta o valor de tensão para cada tipo de descarga em cada hora. Assim é possível calcular a sua capacidade, dividindo-se a tensão real, pela tensão da curva.


Tipo de baterias segundo seu aspecto construtivo

As baterias podem ser fabricadas utilizando placas de metais diferentes, podendo ser as baterias de: Alcalinas (Níquel-Cádmio) e Ácidos (Chumbo Ácido).
  • Baterias Ventiladas (FVLA - Free Vented Lead Acid)
  • Baterias Seladas (VRLA - Valve Regulated Lead Acid)
Quando utilizadas as ventiladas, devido à emissão de gases nocivos, elas devem ser instaladas em salas exclusivas, com sistemas especiais de controle do ar ambiente e instalação elétrica da iluminação à prova de explosão.

As baterias seladas, podem ser instaladas próximas ao sistema de retificadores.

Para maior compreensão dos tópicos abaixo descritos, consideraremos as baterias não-seladas, como sendo chamadas de ventiladas, devido aos seus aspectos físicos em relação às baterias seladas.
Exemplo de Bateria Ventilada




Exemplo de Bateria Selada








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