Como fazer a medição de corrente do aterramento?
Por quê executar a medição do aterramento?
Para verificar a eficiência do mesmo, já que apenas seguir os passos indicados, não é sinal de aterramento eficiente, tendo em vista que a relação de qualidade do solo x quantidade de hastes x comprimento e bitola dos fios, nem sempre é uma fórmula padrão para se obter os melhores resultados.
Executando medição de corrente do aterramento metodo 1
Os métodos aqui dispostos medem a resistência do aterramento para saber se o mesmo está apto à proteção elétrica e ganho dos demais benefícios citados .
Passo 1
- A medição inicial do aterramento é feita entre o orifício da fase e o orifício do terra .
Esta medição terá que mostrar um valor aproximado do valor obtido entre fase e neutro, conforme mostrado na página anterior.
As ponteiras podem ser inseridas em qualquer ordem, independente da cor.
Passo 2
- A próxima medição do aterramento é feita entre o orifício do neutro e orifício do terra terá que dar um valor de preferência abaixo de 3.0v, caso esteja acima, é possível que o aterramento esteja ineficiente ou mal feito.
As ponteiras podem ser inseridas em qualquer ordem, independente da cor. No exemplo abaixo a medição deu 1.8v.
Nota:
1 – Caso o valor medido entre neutro e terra seja: “0 volt”, não será referência de que o aterramento está eficiente, muito pelo contrário, isto pode indicar a falta completa de aterramento.
2 – Anualmente ou semestralmente meça o aterramento, pois podem ocorrer afrouxamentos e oxidações das tomadas e pinos, e isto pode ocasionar a falta de aterramento sem que o usuário perceba.
Executando medição de corrente do aterramento método 2
Um outro método usando uma lâmpada de 60w é tido por alguns como mais preciso e confiável que o anterior.
Esse método é utilizado em substituição à medição com o terrômetro, que é um aparelho específico para medir a resistência de um aterramento.
Com custo elevado, o terrômetro, é um item que não faz parte da maleta de ferramentas da grande maioria dos eletricistas.
O teste consiste em medir a voltagem entre fase e terra de uma lâmpada incandescente de 60w conectada a um bocal e comparar com a medição entre fase e neutro da mesma tomada.
A averiguação se dá observando o valor das diferenças obtidas.
O ideal, é que a diferença seja de até 10 volts para rede de 110v e de até 20v para rede de 220v.
Material necessário:
A – Multímetro;
B – Um soquete/bocal com dois pinos para lâmpada (conforme foto 1 logo abaixo) ou soquete/bocal tradicional para conexão de fio (conforme foto 2 logo abaixo).
C – Uma Lâmpada incandescente de 60w;
D – Dois pedaços de fio de uns 20cm com as 4 pontas descascadas. (melhor não usar fio muito fino).
Passos:
1 – Conforme descrito nas páginas anteriores, ajuste o voltímetro para ler corrente alternada (ACV).
2 – Marque 200 se a rede a ser medida for 110v e se a rede for 220v, marque 750, conforme fora aprendido antes.
3 – Meça a voltagem existente entre fase e neutro e anote o valor obtido, conforme a foto a seguir.
4 – Com os passos anteriores devidamente efetuados, conecte a lâmpada no bocal, parafuse os fios nos conectores do bocal/soquete, ou enrosque nos pinos (se este foi o modelo de bocal/soquete adquirido).
5 – Após este passo, conecte o fio da lâmpada com o bocal nos orifícios do fase e do terra (Não existe polaridade quando se liga lâmpada diretamente na tomada).
6 – Se a lâmpada acendeu corretamente, meça a corrente conforme a foto .
Resultado:
Observe que a medição entre fase e terra com a lâmpada conectada deu 112.9 volts, e a mediação entre fase e neutro deu 117.3 volts, portanto, ocorreu uma diferença de 4.4v, que está dentro do padrão recomendado como uma boa condição de aterramento.
Relembrando que a constatação para esta boa condição é que a diferença seja de até 10 volts para rede de 110v e de até 20v para rede de 220v.
meus materiais elétricos zona norte sp, vão ter uma vida útil maior depois desse post, obrigada
ResponderExcluirvou usar as dicas na hora de comprar em umaloja de material eletrico zona norte sp, obrigada mesmo
ResponderExcluir