SISTEMA
DE ATERRAMENTO
Um sistema de aterramento é um conjunto
de condutores enterrados, cujo objetivo é realizar o contato entre o circuito e
o solo com a menor impedância possível. Os sistemas mais comuns são hastes
cravadas verticalmente e condutores conectados nestas hastes horizontalmente.
PONTO DA MALHA DE ATERRAMENTO
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PONTO DA MALHA DE ATERRAMENTO |
A forma de aterramento mais completa
é a malha de terra, composta de condutores horizontais (CORDOALHA DE COBRE DE
NO MÍNIMO 35mm²) formando um quadriculado, com hastes cravadas (COPPERWELD) em
pontos estratégicos cuja distância de uma para a outra não deve ser menor que o
seu tamanho. As malhas são amplamente usadas em subestações. Além das funções
descritas anteriormente, as malhas de terra devem assegurar que os níveis de tensão
de toque e de passo sejam
inferiores ao risco de morte por choque.
A
haste copperweld é um
material típico em sistemas de aterramento, consistindo em uma alma de aço
revestida por uma camada de cobre. Como formas de conexão são usadas conexões
mecânicas e soldas exotérmicas, estas sendo as mais recomendadas.
HASTE DE ATERRAMENTO |
CONECTOR DE ATERRAMENTO
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Um
aterramento bem projetado possui uma impedância típica entre 1 e 5 Ω,
encontrando-se em grandes subestações valores bem abaixo de 1 Ω. Em certas
locações, como em solos muito secos ou rochosos, é praticamente impossível
alcançar estes valores, no qual o projetista deve conviver e traçar
alternativas.
A
resistência de aterramento é muito dependente da constituição do solo, sua
umidade e temperatura, portanto pode apresentar grandes variações ao longo do
ano. Ainda, pressões devido a equipamentos pesados e até abalos sísmicos podem
romper os cabos do sistema de aterramento, sendo necessário inspeções
regulares.
•PONTOS
FUNDAMENTAIS DE UM SISTEMA DE ATERRAMENTO.
- A MALHA DE ATERRAMENTO DA SUBESTAÇÃO
DEVERÁ ESTAR INTERLIGADA À MALHA PRINCIPAL DA ESTAÇÃO ATRAVÉS DE CORDOALHA DE
COBRE. ESTA INTERLIGAÇÃO CHAMA-SE LINHA EQUIPONTENCIAL.
ESTA INTERLIGAÇÃO SE FAZ NECESSÁRIA PARA EVITAR DIFERENÇA DE POTENCIAL ENTRE AS MALHAS.
- TODOS OS EQUIPAMENTOS DA ESTAÇÃO DEVERÃO
ESTAR INTERLIGADOS COM CONDUTOR ISOLADO A UMA BARRA COLETORA INTERNA, QUE POR
SUA VEZ É INTERLIGADA À MALHA PRINCIPAL.
- TODOS OS CABOS DE RF DEFERÃO ESTAR
ATERRADOS ATRAVÉS DE UMA BARRA COLETORA EXTERNA QUE POR SUA VEZ É INTERLIGADA À
MALHA PRINCIPAL.
-TODAS AS PARTES METÁLICAS NÃO CONDUTORAS
DA ESTAÇÃO, INCLUSIVE A TÔRRE, CERCAS, ESTEIRA, ETC, DEVERÃO ESTAR CONECTADAS À
MALHA GERAL DE ATERRAMENTO.
-O NEUTRO DA CONCESSIONÁRIA, O NEUTRO DO
GERADOR, JUNTAMENTE COM AS BARRAS DE TERRA E NEUTRO DO QUADRO GERAL DE ENTRADA
(QGE), DEVERÃO SER TAMBEM CONECTADOS À MALHA
DE ATERRAMENTO , ATRAVÉS DE UMA ÚNICA BARRA DE COBRE CENTRALIZADORA DESTAS
CONEXÕES.
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- GARANTIR QUE O VALOR DA RESISTÊNCIA DA
MALHA DE ATERRAMENTO SEJA ≤5Ω.
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- A CORDOALHA DEVERÁ SER DE COBRE E COM
BITOLA MÍNIMA DE 35mm² E DEVERÁ ESTAR ENTERRADA A UMA PROFUNDIDADE MÍNIMA DE 70cm.
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- A DISTÂNCIA DE UMA HASTE PARA OUTRA NÃO
DEVERÁ SER MENOR QUE O SEU TAMANHO.
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